O HURB ESTÁ FALINDO? ENTENDA O PROBLEMA DA AGÊNCIA DE VIAGENS HURB E VEJA O QUE FAZER!
Olá, viajantes, vocês devem estar se perguntando sobre a HURB e o cenário dela. Como a HURB consegue fazer viagens tão baratas? será que a HURB e confiável? Posso comprar passagens promocionais? como funciona? a HURB vai falir? Comprei pacote HURB, o que eu faço? Vou conseguir viajar com HURB?
Mas afinal de contas, o que é HURB e como ela funciona? O HURB ou hotel Urbano é uma empresa gigantesca de viagens on-line. Trabalha com vendas de passagens, pacotes e hotéis pelo Brasil e também no mundo desde 2011. A empresa busca realizar sonho de milhares de viajantes a baixo custo.
Mas como eles conseguem vender pacotes tão baratos
A HURB teve uma sacada muito boa de vender pacotes com datas FLEXIVEIS. que nada mais são pacotes promocionais, na qual você compra e depois escolhe possíveis datas em que vai viajar futuramente.
Nessas datas não podem ser datas comemorativas, férias e feriado e a empresa aérea consegue comprar as passagens nas datas que você sugeriu a preços bem mais baixos.
É uma ótima opção para viajantes, que tem flexibilidade em pedir férias e viajar durante o ano todo.
- Crescimento do HURB
Apesar da empresa Hotel Urbano ter mais de 10 anos de mercado, na pandemia ela se popularizou com as passagens promocionais internacionais a preços muito, muitos baixos, ou seja, em um cenário caótico, várias empresas quebrando, comércios fechando, passagens canceladas, a HURB teve a excelente sacada de vender pacotes com preços muito baixos onde a maioria dos usuários não iriam utilizar durante as fronteiras fechadas.
- Nossas experiencias
Nós como viajantes que adoram economizar, amamos viajar com o Hurb e já tivemos ótimas experiencias com preços incríveis assim como milhares de viajantes que também nos acompanham.
Já ficamos hospedados em resort All inclusive em Maceió pagando bem menos, já viajamos para Cancun em resort All inclusive na classe executiva por 1500 reais em 2022 e viajamos recentemente para Orlando com passagem e hospedagem por 999 reais.
Foram viagens incríveis e experiencias e memorias eternizadas, mas o cenário nem sempre foi de flores e mil maravilhas.
- Problemas que começaram a acontecer
Em 2022 começaram a acontecer os primeiros problemas de não cumprimento de datas dos pacotes, ou seja, a pessoa tinha viagem marcada e quando chagava na data escolhida a HURB simplesmente não comprava as passagens como também pedia para os viajantes remanejarem a data e jogar para o ano seguinte, causando insatisfação e prejuízo para muitos viajantes.
No início tínhamos algumas teorias que muitos pacotes acumularam durante a pandemia e quando as viagens começaram a normalizar o fluxo de viajantes aumentou muito e o HURB estava tendo problemas ao cumprir.
Mas até aí, muitas pessoas ainda conseguiam viajar, outras remanejavam a viajem para não perder, outras pessoas colocavam na justiça e por aí vai.
Mas com isso a HURB foi acumulando reclamações nos sites reclame aqui, consumidor.com, Procon, processos na justiça e muitos cancelamentos de pacotes.
- A situação piorou
Em marco de 2023 a empresa HURB começou a piorar e deixar o quadro ainda mais triste. muitos dos pacotes que não foram cumpridos em 2022 e foram jogados para o primeiro semestre de 2023 não foram cumpridos, além de atrasos de dadas, falta de resposta e canais de comunicação com equipe de suporte.
A empresa já acumula mais de 129 mil reclamações nas plataformas do reclame aqui, além do Procon e muita insatisfação e instabilidade e insegurança de quem ainda tem a promessa de viagem.
No meado de marco de 2023 começaram as especulações na Internet de pessoas que foram viajar e simplesmente ao chegarem no destino as hospedagens simplesmente se negaram a hospedar clientes HURB, com a justificativa de que o HURB não estava cumprindo com o repasse dos pagamentos dos hotéis.
Após essa notícia vários hotéis começaram a se pronunciar nas redes sociais dizendo que não estavam recebendo hóspede HURB, pois a empresa não está mais fazendo os repasses de valor, deixando seus clientes totalmente sem apoio ou suporte.
No dia 24 de abril de 2023 o CEO do HURB foi acusado de xingar cliente e expor dados de usuários, além de ameaças recebendo reclamações, críticas e processos. Logo após ele anunciou sua demissão a público.
Diante de tanta pressão, no dia 09 de maio, a HURB promete embarcar clientes até dezembro deste ano e não cogita pedir recuperação judicial. Mas será que ela consegue mesmo.
17 de maio a HURB começa a regularizar pagamentos de fornecedores e estudar mudança na venda de pacotes, começando a colocar ordem na casa e tentando mostrar que pode resolver pendência de clientes até o fim do ano.
No final de maio a empresa abre um canal de devolução de pacotes após acordo Senacon, ou seja, os viajantes que não têm seus pacotes na data escolhida poderão realizar o cancelamento sem multa ou prejuízo do pacote. O que tem levado muitos consumidores a realizarem o cancelamento, porém muitos afirmam que tem demorado a receber o seu estorno.
No dia 29 de maio o governo anuncia suspensão de venda de pacotes flexíveis. A secretaria nacional do consumidor (Senacon) determinou que o HURB suspenda a venda de pacotes com datas flexíveis, os que não tem data marcadas. Apesar disso, a empresa continua anunciando e vendendo os pacotes em suas plataformas.
No dia 30 a HURB demite cerca de 40 % de funcionários, com objetivo de controlar e reorganizar a empresa. Apesar de várias promessas de cumprir os pacotes, pagamentos e condições financeiras da empresa, muitos clientes continuam sofrendo cancelamento de pacotes, passagens e chegam em seus destinos sem o hotel.
Vamos seguindo, o clima de tensão se instaurou ainda mais e milhares de pessoas estão questionando e se perguntando o que vai acontecer? O HURB vai falir? Vou consegui fazer minha viagem? Devo cancelar meus pacotes?
Com certeza essa são perguntas muito difíceis de responder no momento, porém o quadro está bem crítico e difícil de reverter. Nossa torcida é clara para que o HURB consiga dar a volta por cima e honre com todas as suas promessas e dívidas de viagens.
Nossa dica para quem ainda não comprou nenhum pacote, com certeza esse não é o momento de investir e dar crédito a companhia, pois é um investimento de alto risco e com certeza ainda tem muita dor de cabeça que enfrentar.
Mas já comprei o pacote e agora? Devo cancelar?
Essa é uma pergunta muito pessoal, que cabe a cada um tomar sua decisão. Mas nós vamos te dar algumas dicas do que você já pode ir fazendo.
Se você não quer assumir os ricos e não quer esperar pra ver o cenário do HURB, então pode estar solicitando o seu cancelamento, mas tome muito cuidado, pois dependendo do seu contrato c deve observar quanto do valor consegue recuperar de volta. Além de saber o prazo certinho que a empresa está demorando até fazer o estorno do valor. Que acho que a previsão está com mais de 60 dias.
Agora, se você quer assumir o risco em meio a esse cenário, dar um voto de fé para o HURB, ou apenas levar até o final e ver no que vai dar... vamos lá
Primeiro, veja se sua viagem já passou das datas selecionadas e se o HURB não cumpriu com as datas. Caso isso já tenha acontecido, sempre abra reclamações para o HURB e anote todos os protocolos de atendimento. Se tiver reclamações no reclame aqui ou nos sites consumidor.gov, também ajuda muito para agilizar resposta da empresa. Remaneje as datas o quanto antes, caso eles tenham solicitado e você queira, ou você tem o caminho de abrir reclamação no Procon ou acionar judicialmente.
Agora se sua data ainda não ultrapassou e não chegou perto, fique atento ao cadastramento correto do formulário, quando estiver próximo da primeira data já comece a cobrar no chat HURB e guarde todos os protocolos. Antes de viajar confirme o voo, localizador e confirme a reserva do hotel.
Se você quer ficar antenado no que está acontecendo e se as pessoas estão conseguindo viajar, entra no nosso grupo do WhatsApp.
E ai? deu uma esperança, ficou mais nervoso com esse vídeo.
Gostou da dica? Aproveite o dia da melhor e mais gostosa forma.
Veja mais passeios por São Paulo aqui: Clique aqui!
Acompanhe mais dicas no Instagram @lemosviajantes.